domingo, 8 de junho de 2008

VIDA DE PESQUISADOR É TRISTE

Dia 1º de julho, frio, chuva, e como estava em Saquarema, lama, compunha o quadro. Precisava aplicar questionário, me comprometi a ir a algumas Lan Houses para fazer isto. Imaginei que ninguém acordaria cedo para ir a uma Lan, deixei para ir à tarde.
Para quem não sabe Saquarema, é uma cidadezinha pequena e com deficiência em alguns serviços, para completar minha maré de sorte, não tinha tirado cópia do questionário e não havia nenhum lugar aberto onde eu pudesse fazer isso.
Ao perguntar a um rapaz, que trabalha numa Lan, se ele sabia de algum lugar que pudesse tirar cópias, ele me disse que de manhã algumas lojas que prestam este serviço estavam abertas, mas que àquela hora eu não acharia nada, quando falei das minhas ponderações, que me levaram a escolher aquele horário ele me respondeu “Lan é vício”. Ou seja, ainda tenho muito que aprender sobre este objeto. Apliquei dois questionários que tinha em mãos e voltei para casa. Mas se Malinowski não desistiu, diante de uma tribo com costumes e língua diferentes, não será o fato de não saber que as pessoas vão a Lan independente do tempo que me fará desistir.
Fui mas afortunada no trabalho, e no alojamento da UFRJ (período de 02 a 05 de junho). Ouvi muitas respostas interessantes, como que um dos pontos negativos da internet é o excesso de informação, alguns se sentem culpados pelo tempo dedicado a internet, tem aqueles que disseram se sentir mais a vontade ao expor problemas a um amigo virtual, pois não será alvo de julgamentos. Há muito que pensar sobre, as informações obtidas, e o trabalho imenso de tabular os dados, então, mãos à obra!

Por Esther Santos



Esta foto não é de lá, mas o tempo estava bem semelhante em 1º de julho

Nenhum comentário: