sexta-feira, 13 de junho de 2008

TRIBOS VIRTUAIS E LINGUAGEM PRÓPRIA NO ESPAÇO VIRTUAL


Com a inserção da internet há uma nova cultura no sentido de comportamento , costumes, atitudes, código , crença e valores. Neste nova cultura é visto que os jovens se situam na sociedade de uma maneira diferente onde encontram novas formas de inclusão através da rede.

Muitos jovens deixam de ir ao shopping, a casa dos amigos, a praça para “teclar” mas com os mesmo intuito de um jovem que tem o contato direto com os amigos que é conversar, se conhecer, interagir, ou seja , ao teclar há um interesses comuns entre os grupos que conversam pela internet, tanto que há os chamados “grupos fechados” ou “famílias”que são pessoas que se conheceram pela internet e conversam regularmente no qual se fecham em grupos de afinidades com assuntos em comuns (música, idade, lugar, etc).

Para termos uma melhor visualização referente a questão da amizade “virtual” e “real” fizemos uma pesquisa que demonstrar que maior parte das pessoas entrevistadas acham muita diferença da amizade real e virtual.


Esses grupos, assim como na “vida real”, é passível de desentendimento, desaforos, brigas, com jogos de poder onde uns querem ser melhores que os outros.

Esses jovens que utilizam a internet geralmente utilizam uma nova escrita e lingüística que não há certo ou errado pois o importante é se comunicar e escrever dentro das normas básicas de uma norma lingüística ou passar para pessoa aquilo que está sentido ou o assunto que quer “teclar”.

Para os jovens a internet é um meio de comunicação onde através de palavras construídas, por exemplo, “ker teclar comigo” ou símbolos “J , L” servem para demonstrar se está triste, feliz, com raiva, chorando. Desta forma é perceptível que a escrita internáutica é mais uma característica especial adequada a sua função que neste caso é ser rápido gastando menos tempo.

E é a partir da escrita internáutica que se cria uma nova identidade, pois é uma forma diferente de se expressar assim como se criar uma nova identidade com uma forma diferente de se vestir, falar, gesticular. Essa forma física de se expressar também aparece nas conversas da internet quando o internauta escreve “tenho cabelos longos, sou morena, gosto de ir ao cinema... e vc?”, ou seja, os jovens através da descrição física, por exemplo, consegue se identificar e se alocar em uma tribo em que haja afinidade.

Há também a possibilidade desse jovem se entrar em outros tribos utilizando-se do anonimato que inventam novos perfis e assim criam novas identidades.utilizando principalmente as descrições mais atraentes e chamorsas na vida real.


Nenhum comentário: