sábado, 14 de junho de 2008

INCLUSÃO DIGITAL PARA JOVENS

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia o objetivo é promover o acesso a tecnologias de informação e comunicação e ao acervo de informações e de conhecimentos, contribuindo para a inclusão social dos cidadãos brasileiros.

Para exemplificar os projetos implementados pelo Governo Federal citamos o Quiosque do Cidadão, que se trata da colocação de terminais de computadores e acesso gratuito a internet em 15 municípios do Mato Grosso do Sul. Assim como, o projeto piloto implementado pelo Ministério da Educação em 5 escolas públicas disponibilizando 1640 computadores portáteis, com a finalidade de avaliar a potencialidade pedagógica da máquina em sala de aula.

Além do âmbito estatal, temos um outro exemplo que é da sociedade civil, administrado pela Organização não governamental CDI – Comitê para Democratização da Internet, que conta com as EIC – Escolas de Informática e Cidadania distribuída em 8 países e 19 estados brasileiros. O objetivo para além do acesso a tecnologia com os demais programas é promover o empreendedorismo, fomentando o desenvolvimento político - econômico dos países nos quais a organização atua. Essa idéia de inclusão digital para os defensores que entendem que a internet por proporcionar informação em tempo real, comunicação em qualquer parte do mundo, diminua as desigualdades sociais, pois até mesmo os países considerados mais pobres teriam acesso mais rápido as tecnologias e informações.

A proposta da inclusão digital seguindo esta linha, pretende dar um “empoderamento” ao indivíduo, capacitá-los para que tenham como se tornarem competitivos no mercado e sejam conseqüentemente incluídos na sociedade.

Contudo, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Sérgio Amadeu da Silveira entende a importância do projeto para a sociedade e até mesmo para o jovem, mas faz uma crítica pertinente a visão da inclusão digital associada a inclusão social, pois para ele num pais como o Brasil com 11,4 % de analfabetos acima de 10 anos de idade, 50,7% recebem até 2 salários mínimos, a questão da desigualdade não poder se esgotar e nem ser amparada pela inclusão digital. Ele defende a necessidade da inclusão digital, como é entendida por convenção atualmente como acesso das pessoas com menor poder aquisitivo as redes de computadores, mais precisamente a internet.


Para acessar os sites consultados para formulação desta postagem clique aqui e aqui.

Nenhum comentário: