sexta-feira, 13 de junho de 2008

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET EM MANTER VÍNCULOS E NECESSIDADES PRESENTES DESDE A ERA MODERNA

Através da leitura do texto da autora Elisabete Maria Garbin, é possível refletir os impactos que a internet causou em nossa sociedade tanto benéficos quanto maléficos e direcionar o olhar para a instrumentalidade da internet para os jovens do século XXI.

Segundo dados publicados na Gazeta Online de 23 de março de 2007 coletados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 32,1 milhões da população brasileira de 10 ou mais anos de idade acessaram pelo menos uma vez a internet e desses 32,1 milhões de usuários, 1/3 é representado por jovens de 15 a 17 anos. Essa pesquisa serve para demonstrar a participação dos jovens nesse mercado e a representação que passaram a ter nas últimas décadas. De acordo com o ministro da integração, o Brasil é o terceiro país do mundo na venda de computadores e em 2007 foram vendidos 10 milhões de televisores e 10,5 milhões de computadores e a previsão para 2008 é de 14 milhões.

Dentro desse contexto de globalização, tecnologia da informação, o cenário cada vez mais vem se formando em torno dos jovens, conseguindo um atrativo cada vez maior a medida que surgem softwares mais modernos, mas rápidos e hardwares com designers mais sofisticados, conquistando cada vez mais esse público.

Contudo, através do texto da Garbin é possível traçar o surgimento de novos cenários para a juventude, o surgimento de amizades virtuais, a sociabilidade que se cria em torno desses espaços e até mesmo físicos, como é o caso das lan houses, pela qual incluímos no questionário a questão dois a pergunta se possui internet em casa, para os questionários aplicados na lan house e caso afirmativo o porque continuavam a freqüentar a lan house. Desta forma, parti do pressuposto de que havia a necessidade de sociabilidade nesses espaços, e ao colocar essa questão a intenção era de confirmar se em nosso bairro e entre amigos essa realidade se comprovaria. O retorno desse levantamento foi positivo, pois das duas lan houses visitadas, uma em Benfica e outra em Guapimirim tivemos quatro respostas positivas em Benfica que o argumento era tenho internet em casa, mas é discada e por isso venho a lan hause. Em Guapimirim apenas uma resposta afirmativa que mesmo tendo internet em casa freqüentava aquele espaço por não possuir impressora em casa e poderia fazer e imprimir o trabalho ali mesmo. De todas as respostas afirmativas, apenas uma entrevistada disse que apesar de ter internet em casa gostava de freqüentar o local por estar cercada pelos amigos ao mesmo tempo que acessava a internet.

Com essa pequena amostra, a proposta anterior de que os jovens mesmo tendo internet em suas casas freqüentam lan hauses não se confirmou, mesmo sendo realizada em localidades diferentes, mas é necessário pontuar que não contempla a totalidade dos jovens.

A perspectiva de análise da autora em transcrever diálogos corriqueiros que fazem parte das salas de bate papo dos jovens, entendi como um método não só de pesquisa, mas de metodologia, no qual a cada tema explorado pela autora após seus apontamentos procurava trazer exemplos atuais dentro de cada item abordado.

Num outro momento ao colocar a dinâmica dos acontecimentos da internet, que demonstra o desafio de escrever sobre algo tão mutável, que hoje a ferramenta do momento pode ser o ICQ, amanhã é o BLOG, outro dia o Orkut e simultaneamente o MSN, todas elas refletem o dinamismo com que esses softwares aparecem e quando esses jovens se deparam com algo cada vez mais inovador que em contrapartida pode ser utilizado para manter laços e necessidades existentes antes mesmo da era moderna que são: manter amizades, o que antes era feito por carta ou até mesmo pelo telefone que passou a ser substituído por diálogos que podem ser conduzidos todos os dias e até mesmo por todo o dia, uma necessidade como exemplo: pesquisas de maneira geral que não exige necessariamente que haja um deslocamento até a uma biblioteca ou instituições que é possível a pesquisa, pois o acervo que é atualizado a cada segundo é disponibilizado a cada instante.

Tomando por base esses argumentos, é possível indicar que a internet com toda a sua tecnologia que lhe é inerente, é capaz de ser utilizada para manutenção de vínculos arcaicos, porém não obsoletos, mas pelo contrário necessários para a socialização dos indivíduos que vivem em sociedade.



Por Suzana Lima Rodrigues

Bibliografia:

GARBIN, Elisabete Maria. Cultur@s juvenis, identid@des e internet: questões atuais. Rev. Bras. Educ., May/Aug. 2003, no.23, p.119-135. ISSN 1413-2478.

www.ibge.gov.br





Um comentário:

Unknown disse...

O assunto abordado é interessante e bastante atual pois confirma que o ser humano mesmo com o passar do tempo e das inovações tecnológicas, está em busca constante de novos meios de comunicação e contato social e a internet é um meio muito utilizado, além da facilidade de pequisa o que é fundamental.

Pela pesquisa o jovem é o principal alvo da utilização da internet.
Reflito sobre o assunto e penso que cabe porém, verificarmos a grande responsabilidade que os pais e professores possuem de atentar e perceber até que ponto a utilização deste meio está sendo saudável e benéfica para o adolescente.