quarta-feira, 28 de maio de 2008

POR UMA INTERNET QUE FUCIONE NO INTERIOR DO RIO

Seguindo a sugestão de transformar este blog em algo próximo a um diário de campo. Vamos relatar um episódio trágico ou cômico dependendo do papel que estejamos ocupando na história.
Queríamos preparar o instrumento da nossa pesquisa logo na terceira semana de maio, mas outras atividades da faculdade, adicionado ao feriado de Corpus Christi encurtou a semana e nos impossibilitou de concretizar o planejamento. Ficou então decidido que na sexta-feira às 14:00 h teríamos um “encontro on line”, todos conectariam o MSN para construção do questionário, apenas a Suzana e Pilar que trabalhariam neste dia opinariam através de e-mail e nós mandaríamos cópia das conversas para ela (o MSN é bloqueado na empresa em que elas trabalham, como em muitas outras) . Nada mais sugestivo para um trabalho que tem por título juventude e internet.
A Nina se conectou 30 minutos antes, Esther ligou avisando ao restante do grupo que se atrasaria 15 minutos uma vez que estava a caminho de sua casa, e Bruna deixou sobreaviso que a Velox não estava funcionando bem em Guapimirim.
Esther chegou em casa e a internet não conectava, brigou com o provedor, Bruna a mesma coisa e para piorar o celular de ambas que é da Vivo estava com um ruído estranho. Resumindo a odisséia após passarmos uma hora lamuriando o acontecimento, achamos melhor adiar este encontro afinal de contas a tecnologia não queria colaborar conosco.
É curioso como a nossa vida gira em torno de tecnologias, ficamos desesperados quando esquecemos o celular, realizar um trabalho da faculdade sem internet é algo impensável, cabe ressaltar que a alguns anos atrás todo este aparato não fazia parte do nosso cotidiano. Por isso este tema é interessante, normalmente quando um fenômeno faz parte do nosso dia-a-dia tendemos a naturalizá-lo, é não paramos para refletir uma série de fenômenos sociais que nos ajudam a compreender, como por exemplo, a falta de internet impossibilita a construção em grupo de um questionário.

Este desenho representa bem nosso estado de espírito depois que todos nossos planos foram por água abaixo.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

PROPOSTA DO BLOG

Somos estudantes de Serviço Social da UFRJ, estamos cursando o 8º período, e neste semestre escolhemos uma disciplina cuja temática são as “juventudes” (a esta altura do campeonato já aprendemos que não podemos homogeneizar os jovens, como diversas vezes foi dito em sala de aula), nossa turma foi divida por temas relacionados com este segmento etário e nos foi proposto o tema: “Juventude e Internet”.
Dentre as atividades do período letivo está a criação de um Blog, ele será uma espécie de Diário de Campo, nele deve constar nossas reflexões através de textos lidos, matérias divulgadas na internet e através de um trabalho de campo que iremos realizar ao longo do semestre. Para auxiliar nossa reflexão nos foi indicado o texto Cultur@s juvenis, identid@des e Internet: questões atuais* da Elisabete Maria Garbin. O texto traz uma série de questões sobre a relação entre jovens e internet, os relacionamentos que acontecem neste espaço virtual que tem como um grande ponto de convergência a música, o apagamento das fronteiras, a linguagem utilizada na internet, a fluidez das identidades, entre outros. Muitos destes assuntos já foram temas de reportagens dos telejornais, e este trabalho nos propiciará um pouco mais de aprofundamento sobre este tema.
Como trabalho de campo desenvolveremos um questionário, que buscará compreender como os jovens percebem a internet e como se relacionam com ela. Embora saibamos que o recorte etário não é o melhor para definir quem são os jovens, utilizaremos ele com base no recorte proposto pelo governo federal para definir os indivíduos que farão parte das políticas públicas destinadas a este segmento (15 – 29 anos).
Usar um blog como instrumento acadêmico nos deixou surpresos, ninguém do grupo tem um blog, será um grande desafio usar esta ferramenta (por ironia do destino não nos relacionamos bem com a internet, embora este seja o nosso tema) como também tentar mantê-lo atualizado na correria no semestre, MAS O DESAFIO FOI ACEITO!
*Para ler o texto clique aqui.